Espécie
Espécie trata-se de um grupo de seres vivos que possuem mesmas semelhanças morfológicas, bioquímicas e cariotípicas; além disso, os seres desses conjuntos devem viver na mesma área geográfica, serem capazes de se reproduzir entre si e gerar prole fértil, e devem estar isolados de outros grupos com as mesmas características.
O jumento e a égua
A reprodução entre esses dois animais dá origem a uma mula ou um burro, que não são férteis. Portanto, apesar de suas semelhanças, eles não pertencem à mesma espécie. Já a reprodução entre uma égua e um cavalo da origem a um descendente que também pode gerar seus próprios descendentes.
Características dos nomes das espécies
Para uma melhor observação, usaremos uma espécie de baiacu, a Chilomycterus spinosus.
Chilomycterus spinosus
1) A espécie deve ser binomial - composta por duas palavras - a primeira representando o gênero e a segunda o epíteto específico, que diferenciará a respectiva espécie das outras do mesmo gênero.
2) Os nomes das espécies devem estar escritos em palavras originárias do latim ou latinizadas, por tratar-se de língua morta; que não está sujeita a mudanças.
Ex: (cheilos = lábios + grego, mykter, -eros = nariz; spinosus = espinhoso).
3) A primeira palavra - que dita o gênero - deve iniciar por letra maiúscula, enquanto a segunda - o epíteto específico, por letra minúscula. Além disso, o nome da espécie deve estar grifado, em itálico, negrito ou sublinhado.
Bibliografia
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-especie.htmhttps://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/classifiseresvivos2.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário