domingo, 28 de abril de 2019

Sistemática e Taxonomia

História


Por volta de 340 a.C, Aristóteles percebeu a existência de dois tipos de organismos; os mais simples (inorgânicos) e os mais complexos (orgânicos). Sendo assim, classificou os seres orgânicos em dois grupos: os animais e as plantas, que teriam subgrupos - de acordo com o meio em que vivem e suas características.
Esse foi o princípio da sistemática. Porém, só no século XVII foi fundada a taxonomia (por Carl Von Linnée). Ele estabeleceu a espécie como unidade básica de classificação e juntou os seres vivos em cinco grupos taxonômicos: reino, classe, ordem, gênero e espécie. Lineu também desenvolveu a nomenclatura binomial, um método para nomear espécies utilizado até os dias de hoje.


Sistemática


É a área da biologia encarregada de organizar, compreender e classificar os seres vivos.
Esse ramo, portanto, tem como objetivo descrever e organizar a biodiversidade, assim como compreender os processos responsáveis pela sua geração. Como resultado da sistemática formou-se a Taxonomia, um sistema que organiza os seres vivos em categorias hierárquicas e atribui nomes específicos a eles.

Bibliografia

https://www.infoescola.com/biologia/sistematica/
https://universoracionalista.org/taxonomia-x-sistematica-a-contribuicao-para-as-outras-areas-da-biologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Classificação Biológica

A busca por uma melhor organização dos seres dentro da Biologia é uma realidade desde os tempos da Antiguidade. Aristóteles já classificava ...